Dia 25/09 (quinta-feira), sendo que, das 7h30 às 7h50, haverá um momento de organização dos times e testes do sistema, e das 8h às 12h, a prova em si. Ambos os momentos ocorrerão nos laboratórios de informática do LEN.
Durante a Maratona de Programação, os times receberão uma prova com diversos problemas que devem ser resolvidos durante 4 horas de competição. A prova será em português. Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis: C, C++, Python3 e Java. Os times poderão resolver um problema da prova em uma linguagem de programação e um outro problema em outra linguagem, sem qualquer prejuízo. Para a implementação, os times poderão utilizar qualquer material em mídia física desejado.
Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes automatizados, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.
O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 4 horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. Em caso de empate, será considerado vencedor o time cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, passará à penúltima submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre os times envolvidos.
A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os times inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.
Inscrição
Os times devem ser formados, obrigatoriamente, por três estudantes matriculados no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, desde que devidamente inscritos na SECOM. Caso o número de inscritos for maior que o número de vagas disponíveis, os times que se inscreveram primeiro terão prioridade.
Premiação
A premiação será entregue para os três melhores colocados dentre os Times Oficiais, desde que durante a maratona, todos os competidores do time tenham comparecido na sala da prova.
– 1º lugar
– 2º lugar
– 3º lugar
Regras baseadas na Maratona de Programação da SBC
Inscrições dos times oficiais de 17 a 20/09/25 (lembre-se de conferir se os 3 integrantes do seu time estão inscritos na XIV SECOM): formulário de inscrição